top of page

Pão Rústico c/ Chia (sem glúten)



Ultimamente tenho experimentado fazer versões de pão sem glúten que vão de encontro com o que procuro e acho que vocês também - uma receita com poucos ingredientes, simples, saborosa e com uma consistência agradável (que não fique logo duro tipo "pão velho" como já vi muitos pães sem glúten).


Admito que não é o pão sem glúten mais fofo que já comi, mas também se forem a ver os ingredientes desses pães sem glúten super fofinhos, ou de preparados de misturas de farinhas sem glúten para pães ou bolos, vão chegar à conclusão que estes levam imensos amidos que, nutricionalmente falando, são basicamente os açúcares das farinhas, ou seja, hidratos de carbono de elevados índices glicémicos acompanhados de baixas quantidades de fibra, o que resulta numa má opção em termos nutricionais, digo eu (que não sou expert nenhum no assunto mas que procuro ter uma alimentação +/- equilibrada).


Daí considerar importante que tentem não ter atenção só para os ingredientes, mas também para a tabela nutricional porque muitas vezes os produtos sem glúten acabam por não ser muito equilibrados a nível de hidratos (e açúcares), fibra e proteína.


Desde que me fui deparando com estas "desilusões" de pão que encontro à venda (tanto a nível nutricional, como de textura e sim, nada "amigas da carteira") e depois de algumas tentativas na cozinha, obtive alguns bons resultados. E este é um deles. Desta vez, fiz um pão mais integral e com sementes de chia. O "segredo" para o pão ficar mais macio é deixar a massa levedar bem.

Pode ser torrado (ou não), acompanhado (ou não) com queijo vegetal, tofu mexido, tahini, húmus, guacamole, manteiga de frutos secos, compotas de fruta... já chega não?! Já agora, e vocês, como preferem comer pão? Acusem-se lá! ;)

Espero que gostem!



 


INGREDIENTES

  • 360 gr de mistura de farinha sem glúten (ver AQUI como eu faço)

  • 50 gr de sementes de chia

  • 25 gr de fermento fresco

  • 70 gr de farinha de trigo sarraceno

  • 1 c. chá de sal

  • 300 ml de água morna

  • 30 gr de puré maçã




MODO DE PREPARAÇÃO


Pré-aquecer o forno a 175°C.

Numa tigela adicionar as farinhas, as sementes de chia e o sal e envolver bem.

Numa outra tigela adicionar a água morna e o fermento e dissolver com a ajuda de um garfo.

Adicionar a mistura líquida aos secos e misturar bem (se necessário usar as mãos) e por fim adicionar o puré de maçã.

Formar uma bola e deixar levedar com a tigela coberta com película aderente, durante 1h a 1h30min.

Retirar a película e moldar a massa no formato desejado. Poderão dar alguns cortes na parte superior como mostra a imagem abaixo.

Levar ao forno durante 45min.

Segue-me
  • Instagram_App_Large_May2016_200
  • Facebook Social Icon
Procurar por tags
Nenhum tag.
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page